quinta-feira, 1 de novembro de 2012

União Europeia Insiste na partilha de Governança da Internet


Décadas antes que os americanos nunca tinha ouvido a palavra "navegador", os Estados Unidos criaram a Internet como um projeto do Pentágono e financiou mais de seu desenvolvimento. Ao longo dos anos, desde então, os EUA Departamento de Comércio delegou grande parte da responsabilidade pelo policiamento da Internet para uma organização americana baseada em privado. Embora o conselho de administração da organização que inclui vários membros do conselho internacionais, o poder de veto final sobre as decisões permanece com o Departamento de Comércio. Agora que a Internet evoluiu para uma entidade de comunicação massiva global, alguns países estão começando a sentir frustração por causa de ser excluído do círculo interno de governança da Internet. Um confronto parece iminente sobre quem será o Sherriff of the Wild, Web, Wild.

O porta-voz da UE Martin Selmayr disse que um novo modelo de cooperação entre as nações é importante, porque a Internet é hoje um recurso global. "A UE ... é muito firme nesta posição", acrescentou. Mas o embaixador David Gross, coordenador dos EUA para as comunicações internacionais e políticas de informação do Departamento de Estado, não faz mistério sobre a posição firme dos Estados Unidos. "Nós não vamos concordar com a ONU assumir a gestão da internet", disse Gross. "Alguns países querem isso. Achamos que isso é inaceitável."

O osso principal da discórdia é quem teria a autoridade final sobre os diretórios da Internet mestres, os guias que dizem navegadores da Web e programas de email como direcionar o tráfego. Alguns países têm vindo a tornar-se frustrados porque os Estados Unidos e os países europeus que foram os primeiros a sair para a auto-estrada da informação devorado a maioria dos endereços disponíveis necessários para conectar computadores, deixando as nações em desenvolvimento com uma fração desse número para compartilhar entre si. Mesmo que a Internet nasceu nos Estados Unidos, agora a sociedade global parece pensar que se chegou a extremidade curta da vara e todo mundo está gritando por sua "parte justa" eo direito de governá-lo também.

Decisões políticas e, especialmente, as mudanças são essenciais para o futuro da Internet. Os EUA argumenta que as propostas da ONU mudaria a abordagem regulatória da liderança do setor privado para o controle do governo. No mês passado, Grupo de Trabalho da ONU sobre Governança da Internet (GTGI) publicou um conjunto de propostas de reforma da maneira como a Net é executado, que estão a ser debatida na Cimeira Mundial em novembro. Muitos países em desenvolvimento têm sido gradualmente tentando explorar as capacidades da Internet para o desenvolvimento social e econômico, por isso a questão está se tornando cada vez mais premente em todo o mundo. Muitos países têm apelado para os Estados Unidos a abandonar o controle, ou pelo menos chegar a um compromisso, para garantir que a Internet é gerida de forma mais equitativa. Outros países argumentam que nenhum país deveria ter autoridade sobre algo que desempenha um papel tão importante no mercado global. Mas a verdade da questão permanece: a Internet foi criada e desenvolvida nos Estados Unidos, e todo mundo descobriu e se aproveitou disso. Se outros países acho que eles deveriam ter o direito de chamar os tiros agora que é popular, que é bem-vindo para parar de usá-lo. Eles podem simplesmente parar seu choramingar e projetar seu próprio na Internet.

Deve ser dada a ONU controle sobre governança da Internet?

Sim, seria garantir a segurança e conformidade

Há prós e contras de qualquer forma

Absolutamente não!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário